Seja Bem-vindo(a)

Login:

Senha:

Não sou cadastrado(a)
Profissional | Lojista

Casa sobre uma cascata considerada a melhor obra de arquitetura dos EUA

07/12/2017

Conheça a "melhor obra de arquitetura dos EUA" 

 

A Casa da Cascata

 

A fama mundial chegou com o desenho de centenas de residências americanas.

Uma delas é a Casa da Cascata (Fallingwater, na definição original em inglês), cujo projeto deu novo impulso a sua carreira em meados da década de 1930.

Era o período da Grande Depressão e um momento em que críticos começavam a classificá-lo como antiquado, em meio ao surgimento de uma geração mais jovem no modernismo europeu - Bauhaus, Le Corbusier e Mies van der Rohe - que conquistava os Estados Unidos.

Reconhecida internacionalmente como obra-prima, a construção integra o conjunto do patrimônio histórico dos EUA.

 

casa na cascata considerada melhor obra arquitetonica dos EUA

 

Ela está o mais arquitetonicamente perto da natureza possível: foi construída sobre uma cascata. E a rocha sobre a qual está apoiada se eleva por dentro da sala de estar.

Desde que foi entregue à Conservação Ocidental da Pensilvânia (WPC, na sigla em inglês) em 1963 e reabriu as portas como museu, essa remota residência ao sudeste de Pittsburgh já foi visitada por cerca de 5 milhões de pessoas interessadas em admirar a obra que reavivou a carreira de Wright.

 

casa na cascata considerada melhor obra arquitetonica dos EUA

casa na cascata considerada melhor obra arquitetonica dos EUA

 

Quem a Fez?

O aquiteto responsável por essa obra que é considerada a melhot obra de aquitetura do mundo foi o Aqruiteto Frank Lloyd Wright, nascido em Richland Center EUA, no ano de 1867 e falecido no ano 1959 na cidade de Phonix, também no EUA.

 

Wright, considerado a frente de seu tempo, não é um icone somente por sua monumental habilidade na área de arquitetura, mas também pelo seu genio forte. Certa vez que estivera num tribunal e foi questionado qual era sua ocupação, Wright respondeu "Sou o melhor arquiteto do mundo", em resposta ao repreendimento da juiza o arquiteto respondeu "Não tive escolha, Olgivanna. Estava sob juramento".

 

Wright e a aversão pela cidade.

Apesar da atenção midiática e da brilhante execução de seus projetos urbanos em Chicago e Nova York, o octagenário Wright não gostava muito das cidades. A paixão dele era a natureza.

O Illinois, desenhado para abrigar 100 mil pessoas, foi sua maneira de fazer frente à expansão urbana, de tratar de escapar da cidade e cuidar da natureza.

Mas o edifício acabou nunca sendo construído e Wright, com uma carreira que já completava três quartos de século, teve que construir um arranha-céu: a torre Price, que abriu as portas em 19 de fevereiro de 1956, em Bartlesville, no Oklahoma.

 

casa na cascata considerada melhor obra arquitetonica dos EUA

casa na cascata considerada melhor obra arquitetonica dos EUA

Veja outras notícias

Ir ao topo