O que você necessita?
Qual local?
O que você precisa?
Onde precisa?

Como prevenir COVID-19 na obra?

O mundo está no meio de uma pandemia do COVID-19 (coronavírus), o que vem alterando a rotina de todos os trabalhadores, incluindo quem está diretamente envolvido com obras. Porém não são todos os profissionais da construção que conseguem fazer o home office, o canteiro de obra muitas vezes não pode parar. Mas para ajudar vocês nessa época de crise, e diminuir os riscos na sua obra, a nossa equipe preparou esse material com algumas sugestões que podem prevenir o COVID-19 na obra. E vale sempre lembrar, se puder, fique em casa!

Fique em casa e solicite orçamento on line.

Verificação de sintomas

No primeiro momento que o trabalhador chega para trabalhar, é recomendado verificar os 3 sintomas que o Ministério da Saúde coloca como os principais do COVID – 19, eles são: febre, tosse, e falta de ar, se uma pessoa da obra apresentar qualquer sintoma desses, é recomendado dispensar o trabalhador e colocar em distanciamento social por pelo menos 14 dias, e que procure sempre um médico. Essa medida exclui as pessoas que são assintomáticas, porém ajuda na prevenção dentro da construção. E qualquer dúvida, você deve procurar um médico na área para saber mais.

Organização

O segundo passo para prevenir o COVID-19 na obra é a parte organizacional da construção, devemos cada vez mais pensar no canteiro de obra como uma célula de produção. Com esse quesito a melhor forma é ter trabalhadores específicos em cada operação, diminuindo o contato entre os trabalhadores durante o período de trabalho, e diminuir o compartilhamento de ferramentas.

Fique em casa e solicite orçamento on line.

Entrada de material na obra

Um dos momentos que a obra estará mais susceptível ao COVID-19 é na chegada de material na obra, incluindo ferramentas. Para isso é recomendado que apenas uma pessoa receba o material, e jamais tenha contato físico com o fornecedor. Alguns materiais são impossíveis sua limpeza, porém a maior parte das ferramentas é possível, para isso procure passar álcool (na parte que existe o contato direto) nas ferramentas quando chegam. Um lembrete nessa parte, solicite para todos da construção limpar a ferramenta na área de contato antes do uso, e após o uso.

Distanciamento

A OMS, recomendou que reuniões devem conter no máximo 5 pessoas no mesmo ambiente, para prevenção do vírus. Essa atitude pode ser aplicada também em construção e escritórios, nas construções evite que um grande número de pessoas trabalhe no mesmo ambiente fechado, separe seus operários em maior número de ambientes, evitando aglomerações no canteiro. Para área de alimentação coloque o mínimo de 1,50 metro entre cada operário, o mesmo vale para área de convívio da obra, limite o acesso de forma que não ocorra aglomerações.

Fique em casa e solicite orçamento on line.

Alterações na obra

Todas essas atitudes podem causar inúmeras alterações em programação na sua construção, porém são atitudes necessárias. Incluindo nisso, você deve disponibilizar álcool em gel 70% ou água e sabão para seus operários limparem a mão com frequência, e fiscalizar se eles estão cumprindo. Muitos países ainda não proibiram o trabalho no canteiro de obra, sendo a Espanha o último país com tal proibição, hoje no Brasil é critério de cada um optar pela paralisação ou não do canteiro de obra. E com alterações no cotidiano, é possível prevenir o COVID-19.

Responsabilidade SuaObra

Para saber mais sobre o assunto, SuaObra recomenda o site da Organização Mundial da Saúde (OMS), e sites institucionais. SuaObra recomenda que se possível trabalhem em casa, evitem aglomerações e previna sua obra. Nossa equipe está à disposição de forma para fazer orçamentos online, e continuaremos atendendo clientes e parceiros da melhor forma possível durante esse período de pandemia.

Fique em casa e solicite orçamento on line.

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/    


Receba dicas e novidades do universo da construção

  EM BREVE NOSSO APP