Qual a importância do planejamento em obras? Sua Obra
Notícias

Aqui você encontra
novidades que acontecem
no Brasil e no mundo.

Imprimir

Qual a importância do planejamento em obras?

Ao se iniciar uma obra você está sujeito a diversos imprevistos, muitos deles poderiam ser evitados com um planejamento mais detalhado e estudado da sua obra. A importância do planejamento em obras não se limita apenas ao orçamento que grande parte fica apenas preocupado, ele deve abranger a parte do tempo, e os imprevistos que intempéries e fatores externos podem interferir na sua obra. Pensando nessa importância do planejamento em obras, a equipe do Sua Obra preparou essa matéria para mostrar sobre dois desses pilares, o primeiro deles será o orçamento, seguido pelo gerenciamento do tempo.


Orçamento


A parte mais preocupante, porém, não única na importância do planejamento em obras é a parte financeira. A dica é sempre procurar por um profissional especializado, o orçamentista. Mas hoje a Caixa Econômica possui a tabela de preços SINAPI, ele é uma ferramenta adequada para fazer orçamento logo que separa os insumos da construção civil por região e estado, dando um parâmetro mais adequado. Esse é um ponto importante em qualquer obra, a mesma obra construída em diferentes regiões do país, possuem valores relativamente diferentes. Outra ferramenta, porém, não gratuita é a TCPOWeb da Pini, também um mecanismo respeitável para orçamentos. Assim você consegue algumas vantagens:

  • Organizar todo os custos da obra
  • Controlar e prever gastos da obra
  • Diminuir o tempo em orçamentos

Outra forma de fazer seu orçamento é a busca em lojas procurando os melhores preços, e fornecedores compatíveis com seu imóvel. Hoje uma opção para você fazer esse orçamento e não gastar tempo indo em cada loja é cadastrar ela solicitando orçamento no Portal Sua Obra, assim você consegue minimizar seus custos e diversificar os fornecedores. Assim você cumpre uma parte importante de planejamento de obras, comparar os fornecedores, seus produtos e a oportunidade de negociar o melhor valor. Gerando os seguintes pontos:

  • Referência no mercado dos fornecedores
  • Um novo tipo de padrão de consulta
  • Cota somente o necessário no tempo necessário
  • Conhece informações técnicas dos produtos

Solicite orçamento online.

Gerenciamento de tempo


Algo de grande importância do planejamento em obras é o gerenciamento do tempo. Ele é responsável pela liberação de financiamento em alguns casos e pelo bom andamento de uma obra. Um exemplo que o gerenciamento de tempo, junto com de atividades gera grande interferência são nas reformas de estabelecimentos comerciais que não podem fechar por completo, nesse caso você deve especificar junto com um profissional as etapas e tempo de duração de cada uma, levando a um menor prejuízo na atividade fim do imóvel.


Outro fato de grande importância do planejamento em obras é a época de começar uma obra, os serviços externos devem ser planejados para ocorrem na época de seca, período de inverno, e os internos podem ser planejados para época de chuva. Uma pequena diferença de alguns meses no início da obra, pode gerar ganho no tempo que a obra iria ficar parada, gerando custos de funcionários parados, e atrasos maiores que poderiam ser evitados.

Solicite orçamento online.

Ferramenta para gerenciamento


Uma ferramenta mais simples que pode auxiliar no gerenciamento de tempo de uma obra é o programa MSProject. Assim você consegue planejar cada dia de sua obra, número de funcionários e o custo que cada etapa vai gerar para você. A melhor forma é contratando um profissional especializado no uso dessa ferramenta, para gerar um planejamento em obras de forma mais coerente e otimizando todas as ferramentas. Mas você pode aprender com cursos específicos e tutoriais na internet também.


Com essa dica você percebe a importância do planejamento em obras, e que ao gastar tempo fazendo ele, você economiza muito mais no decorrer da obra. O mesmo vale na parte de se contratar um profissional especializado, esse investimento pode trazer economias financeiras na obra e no tempo de execução.

Solicite orçamento online.

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/