CONHECA AS VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO INGLESA SELO BREEAM NA EXPO ARQUITETURA SUSTENTAVEL 2015 GUIA DA CONSTRUCAO SUAOBRA Sua Obra
Notícias

Aqui você encontra
novidades que acontecem
no Brasil e no mundo.

Imprimir

CONHECA AS VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO INGLESA SELO BREEAM NA EXPO ARQUITETURA SUSTENTAVEL 2015 GUIA DA CONSTRUCAO SUAOBRA

CONHECA AS VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO INGLESA SELO BREEAM NA EXPO ARQUITETURA SUSTENTAVEL 2015 GUIA DA CONSTRUCAO SUAOBRA

ARQUITETA PIONEIRA DO SELO BREEAM NA AMÉRICA LATINA EXPLICA VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO INGLESA

Adaptável para diversas zonas climáticas, selo pode acumular pontos através de outras certificações, como a brasileira Procel de eficiência energética. Ambos estarão presentes na Expo Arquitetura Sustentável.

Esta Querendo comecar uma Obra? Solicite orcamentos on line gratis para os melhore profissionais   ORCAMENTO GRATIS CONSTRUCAO

São Paulo, agosto de 2015 – Pioneira na implantação da certificação inglesa Breeam na América Latina, a arquiteta Viviane Cunha participa do conselho consultivo da Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração – e explica alguns dos fundamentos da construção civil verde que podem beneficiar não somente grandes edifícios corporativos, mas também construções de interesse social. A feira e congresso acontecem de 10 a 12 de novembro de 2015, no Expo Center Norte em São Paulo.

Um dos fatores interessantes para programas de habitação é o custo progressivamente menor do selo. “O Breeam é interessante para habitações sociais porque torna-se mais barato na medida em que o conjunto de construções aumenta – explica a arquiteta. Para obter uma certificação Breeam, o mínimo de taxas a se pagar equivale a £ 1.100, o que dá um pouco menos de R$ 5 mil. Mas, se você tem até 100 edificações, o custo da certificação é £ 20 por casa, o que dá menos de R$ 100 por unidade. Para até mil casas, o custo cai para £ 8 por unidade. A ideia do Breeam é justamente estimular a construção de lotes maiores”. Atualmente são 430 mil construções Breeam no mundo, com critérios diferentes para diferentes zonas climáticas, além de ser adaptável a certificações locais, como o selo Procel de eficiência energética, por exemplo.

A certificação já faz parte da legislação inglesa, e um maior número de pontos propiciam vantangens para o proprietário do imóvel. “Acredito que isso deve se tornar uma prática global, porque não há futuro sem a construção sustentável. É importante aplicar essas técnicas, mesmo sem o interesse de certificá-las oficialmente”. 

Viviane também chama atenção para a necessidade de trazer os clientes para as práticas sustentáveis, reforçando os benefícios do payback, ou seja, o retorno do valor de compra ao longo do tempo, devido à economia de recursos como água e energia elétrica.

ORCAMENTO GRATIS CONSTRUCAO

“Todo dia ouço que opções sustentáveis são mais caras, mas muitas vezes não são mais caras, mas agregam tecnologia e inovação e envolvem economia que só aparece numa conta que inclui os gastos com uso e manutenção. É como aconteceu com as lâmpadas de led. Elas são bem mais caras, mas então começamos a entender que elas oferecem economia na conta e em sua vida útil. Ainda temos a redução de preço pela oferta da demanda. No caso das leds, as pessoas passaram a comprar e o preço baixou. Outras vezes, reclamam do custo do produto sustentável e acabam optando por algo mais caro, porém mais a seu gosto. É preciso sensibilizar o cliente mostrando os ganhos e também os produtos realmente com características sustentáveis corretos porque, por outro lado, por exemplo, uma telha ‘sustentável’ com componentes reciclados que dura seis meses, não é realmente sustentável. Por isso, também é importante saber com quem a consultoria está sendo feita. Como esse é um assunto popular, agora, surgem muitos consultores que não sabem realmente o que estão fazendo”.

A grade de palestrantes da Expo Arquitetura Sustentável cobre um amplo arco de assuntos relacionados à sustentabilidade e o desafio de tornar nossos centros urbanos mais verdes.

Está Construindo ou Reformando? Solicite um orcamento online gratis agora mesmo. orcamento-material-construcao

Sobre o evento

A Expo Arquitetura Sustentável terá mais de 70 palestras durante o congresso que acontece em paralelo à feira, dentro do Expo Center Norte. Entre os nomes já confirmados estão Arab Hoballah (ONU), o navegador Amyr Klink e representantes de grandes empresas como a Leroy Merlin, Construtora Even, Odebrecht, Basf, Deca e Fundação Espaço Eco.

As inscrições para a conferência já estão abertas! Para inscrição e informações entre em contato por telefone ou email: 11 5042-7400/eas.inscricao@reedalcantara.com.br

A programação completa pode ser acessada em www.expoarquiteturasustentavel.com.br 

Realizada de 10 a 12 de novembro de 2015, a 2ª edição da Expo Arquitetura Sustentável já tem 70% de seu espaço comercializado, solidificando o sucesso estabelecido pela primeira edição. Além disso, a feira organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, ampliou sua área de exposição em 50% este ano, somando 12 mil m² do Expo Center Norte.

EXPO

Serviço:

Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração

Data 10 a 12 de novembro de 2015

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

Horário: Exposição das 11h às 20h | Conferência das 9h às 17h