Quantos metros deve ter cada ambiente? Sua Obra

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Quantos metros deve ter cada ambiente?

Na hora de se construir uma casa ou qualquer imóvel, uma dúvida que surgi é de quantos metros deve ter cada  ambiente, se ele será grande, pequeno, ou é o ideal para as necessidades que buscamos naquele momento. Para isso existem algumas regras e sugestões contidas em normas brasileiras, que explicam como devem ser o tamanho ideal. A equipe do Sua Obra, separou algumas dessas sugestões para apresentar para você, nosso cliente, e facilitar na etapa de projeto e planejamento de obra.

Solicite orçamento on line para arquiteto da sua região e tenha o espaço ideal.

Garagem: Um ambiente utilizado, porém em alguns projetos suas medidas não são colocadas como prioridade. Esse ambiente normalmente tem sua medida mínima definida por cada município, mas a média para a vaga de 1 carro é de 2,50 m de largura para 5,00 m de comprimento. Porém fique atento a sua necessidade a ao tamanho do carro que irá utilizar essa vaga.

  http://suaobra.com.br/orcamento-gratis
Corredores: Os corredores fazem parte da circulação do imóvel, a sua largura é a medida essencial nesse caso, recomenda-se de no mínimo 1 metro. O motivo para essa medida é que geralmente as portas são de 80 cm, possuindo uma folga mínima de 10 cm em cada lado.

Solicite orçamento on line para arquiteto da sua região e tenha o espaço ideal.


Sala de jantar: Para a sala de jantar para economia de espaço é recomendável deixar a mesa próxima a parede. Quando se tem cadeiras, o espaço livre para a movimentação delas deve ser de no mínimo 60 cm, sendo ideal 80 cm. Uma sala com mesa para 4 lugares uma medida recomendável é de 2,20 x 2,20 m devendo ser adequado conforme o tamanho da mesa.


Sala de estar: Nesse ambiente com tantos móveis, a circulação e o conforto deve ser pensados na hora de definir quantos metros deve ter cada espaço, o espaço para as pernas deve ser de 40 cm, mas o mínimo para uma circulação aceitável é de 60 cm. No caso dos racks com gavetas, é necessário um espaço de 30 cm para abertura delas, mas o necessário é deixar um espaço de 50 cm até o próximo obstáculo. Nesse ambiente os móveis são essenciais para escolha da dimensão, sendo uma dimensão de 2,50 x 2,50 m mínima para esse ambiente.

  

Solicite orçamento on line para arquiteto da sua região e tenha o espaço ideal.


Cozinha: A cozinha para sabes quantos metros deve ter cada ambiente, está intimamente ligada ao estilo de cozinha que você deseja, mas pensando em uma cozinha padrão com fogão, geladeira e pia, uma dimensão de 2,70 x 1,80 m é boa, sendo que todas serão colocadas numa única parede e não possuirá mesa. O cálculo para essa medida é simples, entre o próximo obstáculo e geladeira, fogão a medida mínima é de 1 metro que permite a abertura da porta e a circulação.

  
Quarto: Um ambiente que está cada vez menor nas construções, também deve possuir uma atenção quando se trata de quantos metros deve ter cada espaço. Uma forma de economizar espaço é encostando a cama na parede, liberando mais espaço para a circulação, a distância recomendável entre o móvel e paredes ou obstáculos é de 60 cm. Um quarto de casal uma medida mínima recomendável é de 3,20 x 3,20 m e uma quarto de solteiro podendo ser 2,20 x 3,20 m.

  
Banheiros: Para banheiros, quando se trata de quantos metros deve ter cada ambiente a lógica é simples, para o box de banho o mínimo de 90 cm, vaso sanitário um espaço entre 1,00 e 1,20 m, e para o lavatório 80 cm. Em relação a largura, supondo que todos estejam na mesma direção uma boa medida é no mínimo 1,20 m. Sendo assim quando for pensar em uma medida para o banheiro é aproximadamente 3,00 x 1,20 m

  

Solicite orçamento on line para arquiteto da sua região e tenha o espaço ideal.

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/