Projeto de arquitetura: por onde começar? Sua Obra

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Projeto de arquitetura: por onde começar?

Quando começa a planejar sua nova obra, é criado todos os sonhos, desejos, objetivos que fazem parte da sua história. Para tudo se concretizar da melhor forma possível é necessário ter um bom arquiteto que transforme toda sua imaginação no projeto ideal, e para isso o projeto de arquitetura deve seguir algumas etapas, principalmente no seu início. Os primeiros passos de um projeto de arquitetura são de grande importância para o resultado final da construção, pensando nisso a equipe Sua Obra, vai mostrar nessa dica por onde começar o projeto de arquitetura, e algumas etapas posteriores que também possuem grande relevância.

Solicite orçamento on line para projeto de arquitetura.

Planejamento Arquitetônico


O primeiro passo quando se inicia um projeto de arquitetura, o profissional deve fazer uma visita ao terreno, assim ele fará um levantamento dos níveis do terreno, inclinação, tamanho, posição geográfica, todas essas informações são cruciais para um bom projeto, especialmente a posição geográfica que define local do nascer e pôr do sol, direção dos ventos entre outras questões. Se a visita não for possível o arquiteto, irá utilizar outros meios para levantar esses dados, como plantas topográficas, e mapas digitais. Com esse levantamento é realizada a primeira entrevista com o cliente, nesse primeiro contato o arquiteto buscará saber tudo sobre o que o cliente deseja na sua construção além de alguns aspectos sobre seu cliente, como hobbies, atividades de lazer, gostos pessoais. Com essas informações o arquiteto tem as ferramentas necessárias para iniciar seu trabalho. Para buscar o melhor arquiteto da sua região clique aqui.

  
Primeiros desenhos


No início do projeto de arquitetura, o profissional inicia os primeiros desenhos, os chamados croquis ou esboços, sendo uma ferramenta inicial para ele concretizar tudo que imaginou durante o primeiro processo. Esses primeiros desenhos normalmente não são mostrados para o cliente, sendo uma ferramenta do arquiteto para a distribuição espacial dos cômodos, tamanhos proporcionais, sendo que cada profissional utiliza dessa ferramenta de forma mais única.

  

Solicite orçamento on line para projeto de arquitetura.

Plantas iniciais


Após os esboços realizados, e com todos os levantamentos feitos, o arquiteto consegue propor as primeiras plantas iniciais do imóvel para apresentar para seu cliente. Esses desenhos já são feitos pensando na arquitetura da construção como um todo, colocando os cômodos nos locais corretos, os tamanhos, e também o arquiteto começa a pensar em cada detalhe, especialmente na posição do sol para não gerar locais termicamente desconfortáveis no imóvel. Em alguns casos, também já são gerados cortes e fachadas para melhor demonstração do projeto para o cliente. Essa etapa pode ser repetida inúmeras vezes até se alcançar o desejo final do cliente para sua construção.

  

Final do projeto arquitetônico


Após a aprovação final do projeto arquitetônico, o arquiteto realiza o projeto final, com todos os detalhamentos necessários para a execução do imóvel. Nessa etapa também estão inseridos os projetos em 3D, caso o cliente queira, que tem o objetivo de mostrar como o imóvel ficará de forma mais realística, levando ao cliente toda a noção de profundidade, relevos, texturas e todos os detalhes do imóvel.
Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco mais de como iniciar um projeto de arquitetura:

Solicite orçamento on line para projeto de arquitetura.

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/