Como planejar os custos de uma obra? Sua Obra

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Como planejar os custos de uma obra?

Em meio a tantas incertezas no Brasil, planejar os custos de uma obra é essencial, uma dúvida que surgi é como podemos fazer esse planejamento na nossa obra sem perder a qualidade. Para isso a equipe do SuaObra preparou essa dica para mostrar ferramentas que auxiliam no planejamento financeiro, sem necessidade de mudanças de materiais, e principalmente com uma gestão eficiente na obra.

Solicite orçamento on line para planejar os custos de uma obra.


Gantt chart


Uma forma de planejar os custos de uma obra é através do planejamento exato das atividades, pelo Gantt chartt, um software bastante utilizado é o MSProject da Microsoft, além de outros existentes no mercado. Nessa etapa o foco deve ser o andamento das atividades, junto com a mão de obra disponível, fazendo que exista o máximo de aproveitamento. Junto a isso você também tem o controle financeiro, sabendo o momento ideal que cada compra deve ser realizada. E para um bom planejamento da obra, contrate um engenheiro civil desde o início da construção.


Lean Construction


Junto ao planejamento adequado da obra, um método que auxilia planejar os custos de uma obra junto com um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis é o Lean Construction (“construção enxuta”). Nesse método o foco é em 4 pontos: fluxo de montagem, fluxo de materiais, fluxo de informações e fluxo de trabalho. O conceito surge da ideia de usar os recursos necessários, apenas na hora necessária e no tempo necessário. A economia surgi na estocagem de matéria prima, no aproveitamento máximo das frentes de trabalho, e no menor tempo de aluguel de equipamentos para obra.

Solicite orçamento on line para planejar os custos de uma obra.


Curva ABC


Esse método é baseado no teorema do economista Vilfredo Pareto. Onde a parte A considera que 20% dos itens corresponde a 80% dos custos, a B mostra 30% dos itens a 15% dos custos e a C considera que 50% dos itens, corresponde a 5% dos custos. Com essa curva o responsável da obra consegue dar um maior foco de negociação na hora da compra, fazendo um equilíbrio nos gastos, e levando os materiais necessários para a construção. Para ajudar, você pode solicitar orçamento grátis aqui, e ter os melhores preços dos melhores produtos, ajundando a planejar os custos de uma obra.


Comunicação da obra


A maior perda de dinheiro na construção civil está nos grandes desperdícios de materiais devido as quebras, mal-uso, e tempo de chegada incorreta. Isso pode ser reduzido com a melhor comunicação entre as frentes de trabalho, onde os líderes devem conhecer as necessidades de todas demais frentes de trabalho. Também o responsável da obra deve saber exatamente o que é necessário e como é o andamento real de frente de trabalho, para não ocorrer de chegar material, e ele acabar estragando por não ser utilizado devido ao envelhecimento. Junto a isso a escolha de materiais de qualidade para evitar o retrabalho, onde existe perda financeira da hora do trabalhador, do material, e das atividades dependente. E para a economia de material, faça um orçamento grátis aqui.

Quer ajuda para economizar ainda mais nas obras com os melhores orçamentos? Entre em contato no nosso chat online com um de nossos consultores!

Solicite orçamento on line para planejar os custos de uma obra.

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/