Como começar uma construção: arquiteto ou engenheiro? Sua Obra
Dicas e Notícias:   Melhore o conforto térmico

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Como começar uma construção: arquiteto ou engenheiro?

Muitas pessoas se perguntam quando planejam a construção da sua residência, se deve contratar um arquiteto primeiramente ou procurar um engenheiro civil e assim começar uma construção. Ambas as profissões lidam com construções civis e projetos, porém cada uma delas possui habilidades especificas. Vale lembrar que atualmente as duas profissões são associadas a conselhos diferentes, no caso dos arquitetos é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), e os engenheiros civis associados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), mostrando cada vez mais as singularidades de cada profissão.

Bonus: Clique abaixo e confira o MANUAL DA OBRA 

+ Saiba o que fazer em cada etapa da construcao

+ Dicas de contratacao, entre outros...


O arquiteto é responsável pela concepção do seu imóvel, quando você escolhe um terreno, ele possui as características de desnível, posição geográfica, além das construções vizinhas. Essas são algumas das primeiras características que o profissional da arquitetura irá analisar, para posteriormente começar uma construção.
Como cada cliente é único, o arquiteto faz entrevistas com ele, assim ele busca os anseios que o proprietário busca no imóvel, suas necessidades presentes e também no futuro. Com essas informações o arquiteto tem em sua formação a responsabilidade de fazer um projeto para o imóvel que atenda todos os quesitos anteriores, fazendo o imóvel um local funcional. O profissional será o responsável por localizar cada cômodo com a intenção de aproveitar o terreno, os ventos, e a iluminação do local. Também a locomoção interna do imóvel o arquiteto tem como responsabilidade deixar o mais simples e coerente possível, junto aos locais das janelas pensando na iluminação e privacidade do usuário do imóvel. Clique aqui e conheça os melhores arquitetos para começar uma construção.

  

Solicite orçamento on line para começar uma construção.

  


Enquanto o engenheiro civil está apto para a parte de cálculo estrutural do imóvel, e assim começar uma construção, ele será responsável por todas as etapas de execução da construção. Logo no início do projeto ele fará a sondagem no terreno, para assim especificar e calcular a fundação coerente com o projeto entregue pelo arquiteto. Esse profissional também tem a função de fazer com que o projeto idealizado pelo arquiteto, fazendo o cálculo de pilares, vigas, lajes e todos as partes da construção do imóvel, sendo o responsável direto por quaisquer problemas estruturais que venham ocorrer. Clique aqui e conheça os melhores engenheiros civis da sua região.

  

 

Solicite orçamento on line para começar uma construção.


O engenheiro civil também pode fazer a planta da sua obra, antes de começar uma construção, porém ele não possui o conhecimento de um arquiteto para que aproveite da melhor forma o terreno, traga uma residência funcional e também que explore os anseios do cliente.
Além do engenheiro civil, podem existir outros engenheiros na construção do seu imóvel, como o engenheiro eletricista que será responsável pelo projeto elétrico da residência e sua instalação, logo que os engenheiros civis podem apenas assinar projetos com um limite de demanda. Clique aqui e conheça os melhores engenheiros eletricista para sua obra.


Com essa dica vemos que os dois profissionais são necessários para que uma obra seja feita, porém para começar uma construção o primeiro profissional que deve procurar é o arquiteto, e com a planta desse profissional, você deve procurar um engenheiro para realizar os cálculos da estrutura.

Solicite orçamento on line para começar uma construção.

Bonus: Clique abaixo e confira o MANUAL DA OBRA 

+ Saiba o que fazer em cada etapa da construcao

+ Dicas de contratacao, entre outros...

 

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/