Como calcular a quantidade de telhas. Sua Obra

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Como calcular a quantidade de telhas.

O telhado é uma parte da residência que dá o acabamento final no seu imóvel, por isso é muito importante você pensar no formato dele e no tipo de telha que irá colocar para dar o acabamento. Pensando em você, cliente Sua Obra, preparamos um esse guia rápido e simples para você calcular a quantidade de telhas, e colocando alguns pontos importantes quando você tem que calcular essa quantidade, como o desperdício que gera nessa etapa, e também a quantidade que se deve guardar para uma possível manutenção posterior no seu telhado. Encontre os melhores fornecedores de telha da sua região clicando aqui.

Solicite orçamento on line para telhas.

Primeiro passo:


Você deve escolher o formato do seu telhado, para exemplificar nessa dica, vamos utilizar um telhado de 2 águas, com dimensão de 6 metros por 10 metros, e uma inclinação de 20°. Nessa etapa você deve ficar atento na inclinação máxima e mínima que a telha escolhida permite, esses dados são fornecidos com as especificações do fabricante, mas trazemos na figura abaixo alguns valores usualmente adotados.


Segundo passo:


Com essas especificações, para calcular a quantidade de telhas, precisamos calcular a área inclinada do telhado, que é a área real que receberá todo o cobrimento da telha escolhida. Para encontrar a dimensão inclinada B, você faz a razão da dimensão A pelo cosseno de 20°, no nosso caso o valor encontrado B é de 6,4 metros. Para o cálculo da área da primeira parte você deve multiplicar a dimensão C pela dimensão B, nesse caso chegando a 64 m². Por fim deve multiplicar pelo número de águas do telhado, nesse caso sendo 2, temos um total de telhas de 128 m².
Outro modo de fazer esse cálculo é através do fator de correção (F.C.) tabelado abaixo. Nele você soma o total do lado, nesse caso A + A, chegando a 12 metros. Depois com esse valor multiplica pelo lado C, no nosso caso chegando a 120 m². Por fim, consulta a tabela e multiplica pelo F.C. indicado, que no nosso dá 127,92 m², próximo ao primeiro resultado. Encontre os melhores fornecedores de telha da sua região clicando aqui.

Solicite orçamento on line para telhas.

Terceiro passo:


Chega a hora de calcular a quantidade de telhas mínima para seu telhado, o fornecedor disponibiliza o número de telhas por metro quadrado necessária. Para esse exemplo vamos adotar a telha francesa com um cobrimento de 16 telhas por metro quadrado, assim teremos que comprar no mínimo 2048 telhas, que é a multiplicação de 128 m² por 16 telhas/m².

  

  
Quarto passo:


Como foi falado no início, é necessário ter uma margem extra de telhas, para situações que quebra na obra, e manutenção que ocorrem com o passar dos anos. Para isso você deve acrescentar no valor final de telhas uma margem de 5% - 10% do valor mínimo. Para o exemplo vamos adotar 5%, assim multiplicamos o número de telhas por 1,05, chegando a um valor de 2150,4 telhas, logo é recomendado comprar 2151 telhas para esse telhado proposto. Encontre os melhores fornecedores de telha da sua região clicando aqui.

Solicite orçamento on line para telhas.

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/