Tubos para água quente: qual usar? Sua Obra

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Tubos para água quente: qual usar?

Com o crescente uso de água quente nas residências provenientes dos variados tipos de aquecedores, existe aquela dúvida de qual tubos para água quente é o mais recomendado, e as vantagens, desvantagens de cada um deles. Sua Obra apresenta alguma dessas opções para você.

Solicite orçamento on line para tubos de água quente

O mais conhecido e utilizado é o tubo para água quente de cobre, ele não possui deformações devido à alta temperatura da água, é um produto de longa duração, facilmente moldável, e antimicrobiano, sendo essas algumas das vantagens que ainda esse material é usado em larga escala. Porém ele também possui algumas desvantagens, na fase de instalação é necessário fazer a solda, logo necessitando de mão de obra especializada para esse trabalho, além na necessidade de precisar de isolamento térmico nas juntas.

O tubo de policloreto de vinila clorado (CPVC) é um derivado dos tubos de PVC, porém esse tubo suporta uma temperatura de até 80°C. É um material com baixa condutividade térmica, favorecendo na instalação, assim como sua instalação é mais simples, sendo as conexões feitas por cola de CPVC, bem parecido com os tubos de PVC, e é um produto sem corrosões, dando a ele uma duração elevada. Por outro lado, existe a necessidade de alguns casos utilizar a válvula térmica pela temperatura suportada, e também o cuidado com a cola nas conexões que podem ressecar.

  

Hoje também encontramos no mercado novos produtos como o polipropileno copolímero random (PP-R), sendo um produto com uma nova forma de produção e instalação, soluciona alguns inconvenientes em tubulação. É um produto que aguenta maiores temperatura e sua variação, suas conexões são feitas por termofusão dispensando o uso de colas e evitando riscos de vazamentos. Porém essas soluções traz o problema onde sua instalação é feita apenas com o uso do aparelho termofusor, sendo uma instalação mais especifica.

Solicite orçamento on line para tubos de água quente

Assista abaixo o vídeo sobre a instalação de PP-R:

  

E por último, temos em tubos para água quente o tubo de polietileno reticulado (PE-X), sendo o produto mais novo e com maior tecnologia. Nele existem dois tubos, um externo e o interno por onde passará água, assim em caso de manutenção não é necessário quebrar paredes, também suporta grandes temperaturas. A desvantagem desse produto é o fato de ser uma tecnologia nova, sendo difícil encontrar mão de obra especializada para sua instalação, e ser um produto novo no mercado.

Assista abaixo o vídeo sobre a instalação de PE-X:

 

Solicite orçamento on line para tubos de água quente

 

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/