Como fazer uma laje para receber elevador Sua Obra

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Como fazer uma laje para receber elevador

Ter um elevador em casa ou no escritório é um grande diferencial, principalmente para quem deseja deixar o local mais acessível. Esse tipo de equipamento exige uma série de cuidados, desde saber como fazer uma laje, até a escolha da empresa para instalação da estrutura.

Para te ajudar, nós reunimos algumas dicas de como fazer uma laje, bem como instalar tudo com segurança.

Confira.

Solicite orçamento on line para Fazer laje para receber elevador

Processo de como fazer uma laje antes da instalação do sistema de transporte vertical

Para saber como fazer uma laje, é necessário ter em mente que essa estrutura será feita tanto na parte de cima do sistema como embaixo, no piso.

O nivelamento é essencial para que não haja problemas com a instalação do sistema. Siga o passo a passo abaixo e veja como fazer uma laje antes da instalação do transporte vertical:

 

1- Faça o escoramento da estrutura utilizando tábuas para fazer a distribuição de cargas;

2- Coloque a contra flecha conforme as especificações do projeto, para compensar possíveis deformidades causadas pelas cargas;

3- Distribua as vigas seguindo o padrão estabelecido pelo fabricante do elevador. Atenção para que a distribuição seja feita sempre dentro do esquadro, e que não existam folgas entre as vigas;

Solicite orçamento on line para Fazer laje para receber elevador

4- Para evitar danos a laje, utilize tábuas para se locomover sobre a estrutura até a sua finalização.

5- Faça a instalação da Nervura de Travamento, da Armadura de Distribuição e da Ferragem Negativa. Essas três estruturas irão assegurar que as vigas e concreto fiquem no lugar.

6- Faça a concretagem da superfície e deixe cercar.

Solicite orçamento on line para Fazer laje para receber elevador

7- Após 21 dias retire o escoramento.

 

Especificações da laje para instalação do elevador

Independentemente do tipo de equipamento que vai ser instalado, a laje precisa ser feita com cuidado e precisão.

É justamente ela que irá receber o sistema de transporte vertical. Ao contrário das lajes convencionais, a que irá receber o elevador tem uma série de especificações diferenciadas.

É essencial ficar atento a elas para que o sistema de movimentação funcione de maneira adequada. Confira abaixo:

  • A laje deve ser feita de concreto, para que os componentes do elevador possam ser fixados;
  • A espessura da estrutura deve ser de acordo com o peso das cargas. Para verificar esse tipo de informação é necessário consultar o fabricante;
  • É necessário a realização de perfurações para a instalação do sistema de transporte vertical. Os furos devem ter bordas de 5 cm de largura e altura em toda a circunferência;
  • Posteriormente, todos esses furos devem ser fechados com capas protetoras para evitar acidentes. O ideal é que elas sejam de madeirite, com espessura de 12 cm;
  • A finalização deve ser minuciosa, de modo que todo o sistema fique protegido, evitando problemas com quedas de objeto no interior da estrutura.

Solicite orçamento on line para Fazer laje para receber elevador

Além das especificações acima, é necessário, também, seguir as diretrizes da NBR 5410. Essas normas são obrigatórias em qualquer instalação elétrica de baixa tensão.

Todos esses detalhes de como fazer uma laje para elevador são extremamente importantes. É preciso atenção especial nas perfurações, pois elas que vão permitir o funcionamento do sistema.

O ideal, é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço para garantir que o seu projeto tenha sucesso!

 

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/