Chuveiro elétrico ou aquecimento solar? Sua Obra

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Chuveiro elétrico ou aquecimento solar?

Vemos hoje que a preocupação com a energia renovável vem sendo discutida e colocada cada dia mais em prática nas obras recentes. Pensando isso, a equipe Sua Obra, irá apresentar quais as diferenças entre os chuveiro elétrico e chuveiro por aquecimento solar, mostrando a interferência e custo de cada um deles desde a fase de projeto, a manutenção e o tempo de vida útil. E uma opção que você possa utilizar os dois tipos de chuveiros, aproveitando o máximo de cada modelo, e economizando energia elétrica.

Chuveiro elétrico ou aquecimento solar? Aprenda a economizar energia!

Chuveiro elétrico

O mais comum nas resistências brasileiras são os chuveiros elétricos, além de ser uma tecnologia mais antiga em comparação ao chuveiro por aquecimento solar, as construções são preparadas para esse tipo de instalação. Os chuveiros elétricos possuem uma instalação com valores mais baixos que a instalação do sistema por aquecimento solar, sendo que necessita apenas de uma tomada especifica próxima ao chuveiro para o aquecimento não é preciso de instalações especiais, como tubo de água quente e demais equipamentos, e sua manutenção é baixa ao longo dos anos. Porém o chuveiro elétrico possui um grande consumo de energia, ficando sujeito as variações de tarifas, e não utiliza limpa e renovável, não sendo um equipamento ecológico no mercado. Quando se pensa em conforto, ele não proporciona a mesmo que o chuveiro por aquecimento solar, sendo que possui saída com menor pressão na hora da sua utilização. Clique no botão “Quero economizar energia” e faça sua simulação.

  

Chuveiro elétrico ou aquecimento solar? Aprenda a economizar energia!

Chuveiro por aquecimento solar

Um dos equipamentos principais utilizados nas novas residências do Brasil é o chuveiro por aquecimento solar, e o incentivo principal para o seu uso é a economia de aproximadamente 40% na conta de energia que esse tipo de equipamento proporciona, como mostramos na dica “Aquecimento ou energia solar? Qual escolher?” . Além dessa economia de energia, ele utiliza uma energia 100% renovável para o seu fim, sendo um equipamento ecológico. Mas a decisão em sua utilização deve ser no projeto da construção, o conjunto de equipamentos necessita de instalações especificas, como tubos de água quente, misturadores de água fria/quente nos pontos de utilização, além da colocação das placas solares e do boiler, não é viável fazer essas adequações em obras finalizadas, pois o custo fica muito superior do que planejar no início do projeto. Nesse tipo de equipamento não é necessária a colocação de tomada especifica para chuveiro no banheiro, mas é recomendável. Para chuveiro por aquecimento solar, a manutenção em todo o equipamento deve ser periódica, seguindo as recomendações do fabricante, gerando um custo, mas compensado no conforto do sistema e na conta de energia. Conheça as melhores empresas de aquecimento solar da sua região, clicando aqui.

  

  

No Brasil, poucos dias do ano o aquecimento solar não é o suficiente, necessitando de uma fonte de aquecimento complementar, no mercado existem os boilers com termostato e aquecedor elétrico interno para compensar o menor aquecimento nesses dias. Mas você pode optar por um misto, colocando as tomadas especificas para chuveiro no banheiro, e utilizar esse meio apenas nos dias que o aquecimento solar não for suficiente. Mesmo assim, você continuará tendo a economia de 40% na sua conta de energia. Clique no botão “Quero economizar energia” e faça sua simulação.

Chuveiro elétrico ou aquecimento solar? Aprenda a economizar energia!

E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!

    https://www.instagram.com/suaobra.com.br/